gov.br

Departamento de Química Analítica e Físico-Química

Palestra “Conservação marinha: desafios múltiplos”.

Data de publicação: 18 de maio de 2023. Categoria: Notícias

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente no próximo dia 05/06, o Prof. Dr. Marcelo Soares (LABOMAR-UFC) irá ministrar uma palestra no dia 05 de Junho, às 14h – 16h, no Anfiteatro do Bloco 940 (DQAFQ), Campus do Pici.

Na palestra, o prof. Dr. Marcelo Soares do LABOMAR-UFC, abordará aspectos mais recentes acerca das suas pesquisas nacionais e internacionais sobre conservação marinha, e como podemos estudar os múltiplos impactos humanos (por exemplo, lixo marinho, microplásticos, mudanças climáticas) para auxiliar na gestão ambiental e nos desafios atuais da sociedade.

Prof. Dr. Marcelo Soares

Doutor em Geociências pela UFRGS (2010) e pós-doutorado em Geociências na Universitat Autònoma de Barcelona (2016). Sou professor Associado III do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC. Atuei como vice-coordenador da graduação em Ciências Ambientais (2011-2013), coordenador da pós-graduação em Ciências Marinhas Tropicais (mestrado e doutorado) (2017-2019) e vice-coordenador (2019-2021). Colaboro com o governo federal e estadual (MMA, SEMA, ICMBIO) no tocante às áreas marinhas prioritárias, planos nacionais e gestão ambiental. Atuei como Cientista-Chefe em Meio Ambiente do Estado do Ceará (2020-2022); programa estratégico que articula ciência para tomada de decisões e formulação de políticas públicas. Sou editor associado da Revista Arquivos de Ciências do Mar. Integro redes nacionais como o INCT Ambientes Marinhos Tropicais. Coordeno a participação brasileira no projeto internacional I-Plastics (JPI Oceans) e coordeno projetos nacionais como o PELD Costa Semiárida do Brasil. No exterior, atuei como professor visitante na Università de Salento (Itália), na Universidade de Cabo Verde (África), no Leibniz Center for Tropical Marine Research (ZMT, Alemanha) e na University of the Virgin Islands (USA). Cientista pela Alexander Von Humboldt Foundation e pela Fulbright Commission. Tenho experiência em Oceanografia Ambiental e Geociências, atuando principalmente em mapeamento, conservação e impactos costeiros e marinhos. Sou líder de grupo de pesquisa do CNPq, bolsista de produtividade em pesquisa (PQ-1D) e também tenho ampla atuação em divulgação por acreditar que a ciência é a base para uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática.