Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Departamento de Química Analítica e Físico-Química

Área do conteúdo

Extensão


Há quatro (04) projetos de extensão aprovados no departamento e cadastrados na Pró-Reitoria de Extensão da UFC:

 

1) Preparo de amostras e determinação de elementos inorgânicos por técnicas de espectrometria de absorção e emissão atômica – Laboratório de Estudo em Química Aplicada (LEQA)

Objetivo geral:

Prestar serviços de análise de elementos inorgânicos em diferentes amostras para empresas, pessoas físicas, ONGs, dentre outros.

Objetivos específicos:

    • Formar recursos humanos na área de análise de elementos inorgânicos usando técnicas espectrométricas, principalmente em níveis traço, por técnicas de absorção e emissão atômica, e no desenvolvimento de estratégias analíticas para a resolução de problemas analíticos reais.
    • Solucionar problemas analíticos relacionados a análise de elementos inorgânicos demandadas por empresas, pessoas físicas e ONGs, além de aumentar as relações entre a universidade e a sociedade.

Participantes: 11 alunos, sendo 4 alunos de graduação, 3 mestrandos e 4 doutorandos.

 

2) Programa de gerenciamento de resíduos da UFC – PROGERE

O público alvo é formado por catadores de resíduos recicláveis do Estado do Ceará, Instituições de ensino da rede pública, órgãos públicos do Ceará e a comunidade acadêmica da UFC. Estima-se que o número de pessoas beneficiadas gira em torno de 5000.

Objetivos:

    • Desenvolver parcerias com associações de catadores ligadas à Rede e Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis do estado do Ceará e com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Fortaleza e Região Metropolitana para doação dos resíduos recicláveis produzidos pela UFC.
    • Promover ações de gestão e educação ambiental que estimulem a responsabilidade da comunidade acadêmica com as questões ambientais e ainda ampliar as ações voltadas para a gestão ambiental de resíduos comuns e perigosos na UFC.

Participantes: 2 servidores docentes, 4 servidores técnico administrativos e 2 alunos bolsistas.

 

3) Observatório Ambiental do Pici – OAP

Objetivos:

    • Promover ações de educação ambiental assim como de capacitação da comunidade universitária e do entorno do Campus do Pici por meio de cursos, palestras e eventos para a preservação e interação correta com o meio ambiente.
    • A partir da criação da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Lei 10463, o OAP vem buscando elaborar um Plano de Manejo para a ARIE em questão e para isso tem trabalhado a fim de realizar o levantamento de informações científicas já publicadas sobre a área no intuito de educar e organizar o uso da ARIE integrando com esse objetivo o corpo discente, o corpo docente e técnicos(as) administrativos(as) da UFC, os órgãos institucionais da universidade, da prefeitura, do estado, e as comunidades próximas ao campus, a fim de transformar e melhor preservar o meio ambiente do campus e seu entorno para as presentes e futuras gerações.

Participantes:  2 docentes da UFC, 1 técnico administrativo e 1 alunos bolsista.

 

4) Construção de instrumentos de baixo custo para Laboratórios de Química

O Projeto de Construção de Instrumentos de baixo custo para Laboratórios de Química consiste em um grupo de estudantes, servidores e professores de diversos cursos da Universidade Federal do Ceará, que se organizou para a elaboração e montagem de equipamentos utilizados em laboratórios de Química com o principal propósito de facilitar o acesso dos estudantes de ensino médio e melhorar o processo ensino aprendizado requerido pelo professor de Ciências e/ou Química.

Objetivo geral:

Democratizar os equipamentos e sua aplicação no cotidiano educacional.

Objetivos específicos:

    • Construir equipamentos de baixo custo com o intuito de subsidiar o ensino de ciências e de química nos ensinos médio e superior.
    • Testar os equipamentos construídos.
    • Elaborar manual de uso dos equipamentos e desenvolver manual de aulas práticas com aplicação dos equipamentos nos laboratórios de Química dos ensinos médio e superior.
Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo